quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Modernismo de Arménio Losa na Maia


Já havia por lá passado de carro e até de bicicleta, se tivesse passado a pé o meu olhar mais atento talvez tivesse reparado que naquela rua marca presença uma obra do arquitecto Arménio Losa. Situam-se precisamente entre os nºs 542 e 588 na Rua da Ponte da Pedra na zona de Gueifães na Maia, as Habitações Operárias construídas em 1954 e projectadas em parceria com o arquitecto Cassiano Barbosa. (Numa rua mais acima, na Rua de Terramonte temos a conceituada casa Guerra dos arquitectos Cannatá & Fernandes).

É de salientar que já não é a primeira obra deste arquitecto que vejo, e talvez por isso me tenha passado despercebida, ter sido vítima de algumas alterações invasivas que lhe retiraram alguma da sua verdade. Neste caso algumas caixilharias foram trocadas e algumas janelas abdicaram do sistema original de portadas em madeira de correr, para um sistema "mais moderno" de janelinha tipo Lego, de abrir em alumínio lacado e numa das habitações foi também colocado um "bonito" gradeamento na janela do piso inferior.

Muitos são os casos em que as pessoas por questões de adaptação ao seu espaço fazem modificações nas suas habitações, neste caso, parece-me que cada qual delapidou a obra à sua maneira, modificando um ou outro elemento à sua mercê, retirando à fachada da obra a sua coerência formal.

Mas pior mutilação sofreu a Casa Mário Amaral (1953) na Rua Latino Coelho no Porto, também referenciada como obra de arquitectura moderna e que deixou de ser habitação para funcionar como armazém. O que resta desta pequena obra é mesmo a fachada, visto que o seu interior foi demolido e o piso inferior, que originalmente dava acesso à habitação e à garagem, encontra-se hoje transformado num portão de garagem.

Sem comentários: