terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cine-teatro Constantino Nery, Matosinhos.

"Inaugurado em 1906 na Avenida Serpa Pinto, em Matosinhos, este cine-teatro teve um papel significativo na implementação da cultura cinematográfica em Matosinhos, funcionando regularmente até aos anos 60. A década de 70 marcou o seu declínio até ter encerrado definitivamente". (oasrn.org)
Em 2001 o edifício foi comprado pela C.M.de Matosinhos e em 2002 foi aberto o concurso internacional, no âmbito da UE, limitado por prévia-qualificação para a Elaboração do Projecto de Remodelação do Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos.
O vencedor do projecto foi o arquitecto Alexandre Alves da Costa que apresentou uma proposta de revitalização capaz de transformar este equipamento num espaço polivalente que permite acolher vários tipos de espectáculos, de música, de dança e de teatro, exposições e conferências, além do cinema.
Do antigo Cine-Teatro manteve-se a fachada e a volumetria. O interior integra, no piso inferior, uma sala polivalente para conferências, exposições e pequenos concertos e, no piso superior, a sala principal com capacidade para 240 pessoas, com cadeiras amovíveis que permite a adaptação do espaço para qualquer tipo de espectáculo.
Reabriu as suas portas no passado sábado, renascendo assim, de um antigo e arruinado edifício, um novo espaço cultural em Matosinhos que, segundo palavras do próprio arquitecto, pretende ser "uma máquina que funcione e que seja estimulante não só para os espectadores, mas também para os artistas que queiram aqui ter as suas experiências teatrais".

Imagens do espectáculo de inauguração, aqui.
Imagem aqui.

Sem comentários: