domingo, 30 de agosto de 2009

Siza Vieira com mérito cultural.


O arquitecto Siza Vieira recebeu, no passado dia 28, sexta-feira, a medalha de mérito cultural, pelas mãos do Ministro da Cultura, mais uma a juntar à sua vasta colecção de medalhas e prémios recebidos ao longo da sua carreira profissional. Esta foi pelo contributo que o arquitecto teve para a arte, em especial para a arquitectura.

A cerimónia de homenagem ao arquitecto decorreu na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. primeiro edifício público a ser projectado por Siza. Em entrevista à sic Siza Vieira deu a conhecer que Manoel de Oliveira pretende realizar um trabalho cinematográfico acerca das suas obras.

"
A última vez que estivemos juntos disse-me: Vamos pelo mundo fora, eu filmo e conversamos. Eu fiquei preocupado e disse 'mas isso é muito longe'. Ele perguntou 'E depois? É para isso que servem os aviões. Eu devo ter ficado ainda mais preocupado e ele disse 'Não se preocupe, eu tenho dois filmes a fazer antes, o seu será só depois'", descreveu o arquitecto. Manoel de Oliveira confirmou, aos jornalistas, que "gostava que fosse possível" fazer um filme sobre a obra de Siza Vieira, adiantando que "a ideia é precisa", falta é a acertar a possibilidade de avançar com o projecto, que, alertou, é preciso financiamento." (Em entrevista à Sic, notícia integral no Público)

Sem comentários: