Este é o resultado das minhas primeiras experiências a renderizar no Revit Architecture 2010. Desde a versão 09 que o motor de renderização do Revit - AccuRender - deu lugar ao Mental Ray, o mesmo motor de render usado na plataforma 3ds Max, mas mais fácil de utilizar. A plataforma é mais ágil, com controlos mais simples de usar e com menus menos exaustivos. Com poucos passos, o utilizador menos experiente consegue obter óptimos resultados na "fabricação de imagens".
Existe uma série de "pré-settings" já definidos, que incluem diversos graus de qualidade de imagem, desde a imagem rascunho à mais optimizada e que permitem em pouco tempo definir as características da imagem a produzir e, de facto, consegue-se atingir resultados bastante satisfatórios. Existe ainda a opção que, permite ao utilizador personalizar e definir uma série de parâmetros que controlam a definição e precisão da imagem, o número de reflexões e refracções, a precisão das sombras e da iluminação, etc. Contudo, para obter bons resultados basta usar a opção high ou best, sem necessidade de preocupação com estes parâmetros que só alongam ainda mais o tempo de renderização de uma imagem. Esta imagem em "High" levou 7 horas a renderizar...acho que é tempo suficiente!! Não está foto-realista mas o resultado é bom, consegue perceber-se a textura do pavimento, o brilho da luz reflectida no tecto, o reflexo nos vidros e, na imagem não se nota porque foi reduzida mas, a torneira e a banca em inox ficou hiper-realista.
Existe uma série de "pré-settings" já definidos, que incluem diversos graus de qualidade de imagem, desde a imagem rascunho à mais optimizada e que permitem em pouco tempo definir as características da imagem a produzir e, de facto, consegue-se atingir resultados bastante satisfatórios. Existe ainda a opção que, permite ao utilizador personalizar e definir uma série de parâmetros que controlam a definição e precisão da imagem, o número de reflexões e refracções, a precisão das sombras e da iluminação, etc. Contudo, para obter bons resultados basta usar a opção high ou best, sem necessidade de preocupação com estes parâmetros que só alongam ainda mais o tempo de renderização de uma imagem. Esta imagem em "High" levou 7 horas a renderizar...acho que é tempo suficiente!! Não está foto-realista mas o resultado é bom, consegue perceber-se a textura do pavimento, o brilho da luz reflectida no tecto, o reflexo nos vidros e, na imagem não se nota porque foi reduzida mas, a torneira e a banca em inox ficou hiper-realista.
Imagem e projecto da autoria de patrícia de carvalho:
Interior de cozinha e sala de jantar, projecto de arquitectura para habitação unifamiliar.
Sem comentários:
Enviar um comentário