quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Paulo David prestigiado na 2G.


Paulo David, arquitecto madeirense, autor do Centro das Artes Casa das Mudas e das Piscinas do Atlântico, foi reconhecido no novo número da 2G. É o quarto arquitecto português a fazer parte das páginas desta revista internacional, já vimos no nº05 o arquitecto Eduardo Souto de Moura, no nº 28 Aires Mateus e no nº 45 Paulo Mendes da Rocha.
"São poucos os arquitectos que podem ver o seu nome ser capa da revista 2G, uma das mais prestigiadas publicações internacionais de arquitectura contemporânea. O processo de selecção é rigoroso e é feito através de candidatura".
De entre as obras referenciadas temos as Piscinas do Atlântico e passeio marítimo das Salinas em Câmara de Lobos (2002-2006) um projecto extraordinário pela forma como se integra e se molda à topografia do terreno, uma escarpa rochosa.
O sítio "resultado da estratificação vulcânica, negra e porosa" foi o verdadeiro desafio na integração do projecto. Um muro longo insinua um circuito ao longo do mar, o "caminho da trincheira" e uma plataforma em betão de vincada geometria contrapõe-se à organicidade da paisagem e evidencia a irregularidade natural do sítio.
Um conjunto de plataformas e edificado que utilizam a topografia do terreno como suporte e as panorâmicas sobre o mar como potenciais a explorar.
Emilio Tuñón, arquitecto espanhol, refere-se a Paulo David como "um arquitecto que explora na sua obra estratégias que se estruturam a partir da aceitação das limitações do meio e das restrições impostas pela força de um território agreste e uma natureza colonizada, catalizando uma poderosa arquitectura que explora o potencial das restrições fazendo com que cada problema concreto se converta numa oportunidade exemplar".
- SLIDESHOW de Fernando Guerra, a não perder.
- Quem quiser pode também dar uma vista de olhos ao número 47 da revista.
- Biografia do arquitecto Paulo David, no site da oasrn.
- Citações em Jornal da Madeira.pt.

2 comentários:

zeca disse...

Paulo Mendes da Rocha e brasileiro, mas se ainda viveres no tempo do império então está bem podes considerar português, como outros tantos que por ai andam

Patrícia de Carvalho disse...

A língua portuguesa teve a sua origem em Portugal, daí a denominação "português". Contudo, é língua oficial numa série de países, tais como: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Macau, BRASIL, etc. O "brasileiro" não é um idioma, mas sim um dialecto.