Aquele que é considerado o prémio mais prestigiante no mundo da arquitectura -o Pritzker - foi entregue a SANNA, atelier da Arquitecta Kazuyo Sejima e do Arquitecto Ryue Nishizawa. De entre as suas obras destacam-se:
-o edifício Christian Dior, em Tóquio;
-o Museu do século XXI de Arte Contemporânea de Kanazawa, no Japão;
-o Novo Museu de Arte contemporânea, em Nova Iorque e
-o Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne, Suiça. (Imagem acima)
Sejima e Nishizawa ganharam recentemente o concurso internacional para a construção do edifício multifuncional da Fundação de Serralves na Senhora da Hora, Matosinhos, tendo participado no concurso em parceria com o atelier Cannatá & Fernandes. O que nos leva sempre a questionar até que ponto o projecto é da autoria dos Sanaa. Questões à parte, consta-se que, no processo de pré-selecção, numa participação total de 42 concorrentes, foram seleccionados 8 concorrentes, contando com a presença dos portugueses: Carrilho da Graça, Paulo David e Souto de Moura.
Fico à espera, para ver, quem será ou quem serão os próximos arquitectos portugueses, a "sacar" o Pritzker, depois do Arquitecto Álvaro Siza em 1992 e dos nossos "vizinhos" Oscar Niemeyer em 1988 e Paulo Mendes da Rocha em 2006.
- The Pritzker Architecture Prize
- Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa
- Créditos das imagens: Imagem 1 , Imagem 2.